sábado, 19 de junho de 2010

ORIGINAL É O POETA**************************



ORIGINAL É O POETA********************






Ary dos Santos




Original é o poeta

que se origina a si mesmo

que numa sílaba é seta

noutro pasmo ou cataclismo

o que se atira ao poema

como se fosse um abismo

e faz um filho ás palavras

na cama do romantismo.

Original é o poeta

capaz de escrever um sismo.



Original é o poeta

de origem clara e comum

que sendo de toda a parte

não é de lugar algum.

O que gera a própria arte

na força de ser só um

por todos a quem a sorte faz

devorar um jejum.

Original é o poeta

que de todos for só um.



Original é o poeta

expulso do paraíso

por saber compreender

o que é o choro e o riso;

aquele que desce á rua

bebe copos quebra nozes

e ferra em quem tem juízo

versos brancos e ferozes.

Original é o poeta

que é gato de sete vozes.



Original é o poeta

que chegar ao despudor

de escrever todos os dias

como se fizesse amor.

Esse que despe a poesia

como se fosse uma mulher

e nela emprenha a alegria

de ser um homem qualquer.









8 comentários:

Nanda Assis disse...

.
....... , . - . - , _ , .......
....... ) ` - . .> ' `( .......
...... / . . . .`\ . . \ ........
...... |. . . . . |. . .| ........
....... \ . . . ./ . ./ .........
......... `=(\ /.=` .........
........... `-;`.-' ............
........... `)| ... , ........
.............. || _.-'| ........
........... ,_|| \_,/ ........
..... , ..... \|| .' .............
..... |\ |\ ,. ||/ .............
.. ,..\` | /|.,|Y\, ............
... '-...'-._..\||/ .............
....... >_.-`Y| ..............
............ ,_|| ...............
.............. \|| ...........
............... || ..........
............... || ...........
............... |/

Hakime Goul Djounoubi disse...

Oui, écoutez votre cœur, c'est ça! Voilà, j'aime Roxette, merci pour partager cette merveilleuse chanson.

"La Société des Poètes Morts", je ne vu pas cette film, mais un jour si Dieu le voudrais...

Quanto à Saramago, foi um choque. Nunca li nenhum livro dele inteiro, mas reio que já está na hora. Nos supermercados mesmo, se pode encontrar, então acho que devo começar, pois sei que é um grande escritor, embora não concorde com todos os seus pontos de vista, especialmente em matéria de política.

Sabes o que o Saramago disse uma vez, a um jornalista que o entrevistava quando de uma visita sua ao Brasil? O diálogo foi esse, Renata:

- O senhor sente necessidade de reconciliares-te com Deus, mesmo não crendo n'Ele?
- Deus não existe fora da cabeça dos que crêem n'Ele.

Eu sempre o conciderei um espírito lúcido. Com certeza que está em bom lugar.

Foi de muito bom gosto teres citado o Ary dos Santos, grande poeta lusitano. Já conhecia o poema

" ...que sendo de toda a parte / não é de lugar algum... "

Bon dimanche, mademoiselle. À bientôt.

José disse...

Os cães da infância.

São os cães da infância os cães dementes
ladrando-me às canelas do passado
cães mordendo-me a vida com os dentes
ferrados no meu sexo atormentado

Paguei cada minuto do passado
com vergões de amor próprio vergastado
porém só fala quem se não consente
vencido temeroso ou amarado

Contra os cães uivo não me fico assim
não tenho pai nem mãe nasci de mim
macho e fêmea gerando o desespero

Lutar é tudo 1quanto sou capaz
não me pari para viver em paz
tudo o que sou é menos do que eu quero.

José Carlos Ary dos Santos.

querida amiga um beijinho doce para ti com meu carinho.
José.

Vivian disse...

...apacente teu coração
que está além de todas
as coisas!

bj querida!

█► JOTA ENE ◄█ disse...

ººº
Amiga não entendi o teu comentário lá no "Incongruências"...

Que quer dizer com isto? "Sabe o que uma das Alminhas puras que delata/deleta os nossos Blogs gratuitamente de 7 em 7 dias? Sabe o que fez hoje? O Eu e daí?

Efectivamente seu blog desapareceu, mas pq? Me explica direitinho, tá?


Bjoooo

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

oiee lindona!

vim ver as novidades!
=D

:.ჱჱჱჱ.:'     ':.ჱჱჱ.:'     ':.ჱჱჱ.:'
 \|/       \|/        \|/     
""""""""    """""""""     """"""""
Boa Noite Amiguinho(a)!!

  "Nεηhμm ¢αmiηhσ έ lσηgσ dεmαis
  qμαηdσ μm αmigσ nσs α¢σmþαηhα."


  Ðεsεjσ α ૪¢ μma semaninha αbεηςσαda!
      βείjσs ¢αrίηhσsσs


':.ჱჱჱ.:'     ':.ჱჱჱ.:'     ':.ჱჱჱ.:'
 \|/       \|/         \|/   
""""""""    """""""""     """"""""

Machado de Carlos disse...

Oi, tudo bem com você?

Lá no Facebook, por que você perguntou sobre a Luciana por Luciana?

Beijos!...

Phivos Nicolaides disse...

Agora eu sou um seguidor de seu blog. Obrigado por ser meu seguidor. Eu prefiro ser um seguidor do meu blog de viagem. Olá! Seu blog é lindo. Se você tiver tempo, visite o meu blog de viagem, que está em Inglês e em grego AQUI!!